Cirurgia de Glaucoma

Doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira.
Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que abaixam a pressão ocular, à cirurgias e ao uso do laser.
Existem alguns tipos de cirurgia para corrigir e evitar a progressão do glaucoma, dentre elas a trabeculectomia, cirurgia de implantes de drenagem, inclusive com uso do implante de Susanna., como mostrado na segunda imagem.
Prevenção:
A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.
Não se descuide e mantenha o tratamento. Muitas pessoas deixam de seguir as recomendações do médico, primeiro pela ausência de sintomas, depois, porque os medicamentos são caros. Esse descuido pode ter graves consequências.