Um termo abrangente usado para descrever uma ferida física ou química na cavidade ocular ou no olho.
Geralmente, isso ocorre quando algo arranha o olho. A exposição dos olhos a produtos químicos tóxicos ou um grande trauma pode causar lesão ocular mais grave.
A gravidade da lesão ocular causada pela queimadura depende da concentração do agente agressor, da duração da exposição do globo ocular ao agente, do pH da solução e da velocidade de penetração da droga.
O acometimento do globo ocular pode ser por trauma contuso (fechado), trauma perfurante (penetrante) ou queimaduras. O trauma contuso é o tipo mais comum e acomete mais homens jovens, nos quais as lesões geralmente são causadas por agressões físicas ou esportes com bola, raquete ou prancha. Enquanto, em crianças e idosos, este tipo de trauma pode ocorrer na prática de atividades diárias.
O trauma perfurante costuma ser originado por agressões físicas ou acidentes, principalmente motociclistas que não usam a viseira do capacete abaixada ou trabalhadores que executam cortes de madeiras ou soldagens sem a devida proteção ocular.
Os sintomas variam de acordo com o tipo de lesão, mas podem incluir dor nos olhos, vermelhidão ocular ou desconforto ao mover o olho.
O tratamento varia de acordo com a gravidade e o tipo de lesão. A maioria dos casos deve ser avaliado por um médico. Lesões químicas exigem atenção imediata.
(21) 98537-0769
(21) 3439-0164